Neste ano, a expectativa do Fisco é receber 32 milhões de declarações até o fim do prazo.
Até as 16h desta quinta-feira (4/6), a Receita Federal havia recebido 17,125 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física/2020. Esse número representa pouco mais da metade da expectativa de entrega, que é de 32 milhões de documentos. A Receita começou a receber as declarações em março e inicialmente o prazo era 30 de abril. Mas, em função da pandemia do novo coronavírus, foi prorrogado até 30 de junho.
O vencimento das cotas também foi prorrogado. A primeira cota ou única cota vence no dia 30 de junho, enquanto as demais vencem no último dia útil dos meses subsequentes. A exigência de se informar o número constante no recibo de entrega da última declaração de ajuste anual foi retirada.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, afirma. Adir destaca ainda que o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição.
Fonte: gov.br
#IR
Postado na Castellar Assis para nossos clientes e interessados em contabilidade.
Comentarios