Criminosos têm invadido o aplicativo da Caixa Tem e pegado valores do FGTS de trabalhadores.
Golpistas estão realizando saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores pelo aplicativo Caixa Tem.
O saque extraordinário, que começou no mês de maio, permite sacar até R$ 1 mil do FGTS. Para realizar o golpe, criminosos têm invadido o aplicativo da Caixa. Eles costumam enviar mensagens falsas por SMS informando que a senha do aplicativo expirou e disponibilizando um link que leva a um website falso semelhante ao do banco.
Ao digitar a senha no referido site falso, o cliente fornece aos criminosos o login e a senha do seu aplicativo.
Como evitar o golpe
Para evitar o golpe, o usuário não deve clicar em links recebidos via WhatsApp ou SMS, por mais que pareçam verdadeiros.
Em caso de dúvidas, o usuário pode acessar o aplicativo diretamente pelo telefone, sem clicar em nenhum link.
Por fim, evite receber ajuda de terceiros e recorra aos funcionários do banco nos horários em que a agência estiver aberta.
Outra dica importante é, para quem ainda não tiver feito o cadastro no Caixa Tem, realizá-lo o mais rápido possível. Durante o golpe, muitos dos bandidos utilizam e-mails e telefones de terceiros para finalizar o cadastro.
Ou seja, o ideal é manter seus dados atualizados para que isso não aconteça. Outra forma de se proteger é, sempre que o dinheiro cair na conta do Caixa Tem, transferi-lo de imediato para outra conta.
Como comprovar
Se o cidadão cair no golpe deverá coletar indícios de que não foi ele quem sacou a quantia do FGTS.
Para isso, é importante fazer capturas de tela que confirmem as divergências nos dados ou do extrato.
Além disso, entre em contato com a Caixa Federal ou vá em uma agência física para buscar uma solução. A Caixa tem um canal exclusivo para denúncias, pelo número 0800 512 6677.
Fonte: Contábeis.
#CastellarAssis #FGTS #TerceiroSetor #Contabilidade #PequenasEmpresas Postado na Castellar Assis para nossos clientes e interessados em contabilidade.
Comments