top of page

IR tem recorde de declarações utilizando a pré-preenchida a poucos dias do fim do prazo

Mais de 10 milhões de contribuintes já utilizaram o modelo neste ano para entregar o Imposto de Renda.



No dia 31 de maio, termina o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda (IR) e, a poucos dias dessa data, mais de 10 milhões de brasileiros já utilizaram o modelo pré-preenchido, já superando os 9,9 milhões que utilizaram a modalidade e todo o período de 2023.


A Receita Federal informou que 24,9 milhões de contribuintes entregaram a declaração do IR até às 16h desta terça-feira (14) e, entre eles, 40,4% recorreram à pré-preenchida, o correspondente a 10,05 milhões.


Vale destacar que o uso da declaração pré-preenchida vem crescendo desde o ano de 2021, quando ela foi testada pela primeira vez.


Por meio do modelo pré-preenchida o contribuinte já tem os campos de dados que são remetidos à Receita por empresas, bancos, hospitais, médicos, dentistas, clínicas, cartórios de imóveis, financeiras, exchanges, e órgãos do governo já prontos, o que facilita a prestação de contas. Apesar dessa facilidade, o contribuinte ainda precisa checar se todos os dados informados estão corretos.


Para quem quer ter acesso ao modelo e facilitar a entrega da declaração, precisa ter a conta gov.br ouro ou prata, a fim de garantir a segurança das informações transmitidas durante o preenchimento do documento.


O que alguns se enganam é que a pré-preenchida não garante a possibilidade de não cair na malha-fina, já que a responsabilidade pelas informações na entrega da declaração é do próprio contribuinte.


Porém, uma das vantagens pela escolha desse modelo é a possibilidade de entrar na fila de prioridade para receber a restituição, como acontece com os contribuintes que usam o Pix para pagamento dos valores.


Fonte: Folha de São Paulo.



Postado na Castellar Assis para nossos clientes e interessados em contabilidade.

留言


bottom of page