top of page

Processos seletivos à distância aceleram e facilitam contratações

Entrevistas e seletivas virtuais possibilitam flexibilidade de horários e deslocamentos.



A pandemia de covid-19 acabou impulsionando a implementação de processos digitais que há muito já deveriam ter acontecido, como aconteceu com o trabalho remoto, as entregas de serviços básicos por aplicativos e outras praticidades que mesmo com a flexibilização da quarentena, são hábitos que podem ser levados para a rotina normal.

Entre as muitas obrigações vividas no dia a dia, o deslocamento das casas para trabalhos, cursos, faculdades, mercados e tantas outras rotas obrigatórias que tomavam um espaço considerável agora foi reduzido para um clique de distância.

Com os processos seletivos essa atualização foi muito bem vista e não poderia ser diferente, já que o home office permitiu que vagas em municípios e estados muito distantes agora sejam uma realidade para qualquer lugar no país - e fora dele.


O papel da pandemia na digitalização

O alto índice de desemprego que a pandemia trouxe, com a crise econômica e a restrição de circulação, fez com que muitas pessoas buscassem novas oportunidades nesse cenário tão imprevisível. Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com o Grupo Cia. de Talentos e a unico, ID Tech brasileira de admissão e identidade digital, seis em cada dez empresas digitalizaram a contratação de funcionários.

Em entrevista ao UOL, Guilherme Dias, co-fundador da Gupy explicou também sobre a democratização dos processos à distância. "O processo seletivo digital oferece uma oportunidade mais justa para que pessoas de diferentes lugares consigam espaço nas organizações. Assim, empresas podem contratar funcionários de qualquer canto do país, de norte a sul", afirma Dias.

A forma de realizar contatos e procurar vagas já vinha mudando com as plataformas voltadas para essa finalidade, mas a pandemia atualizou setores que ainda não tinham essa necessidade.

Hoje, como as entrevistas acontecem, o tempo de condução de um processo seletivo e a forma de admissão dos funcionários mudou e muitas oportunidades acabaram sendo criadas com as inovações digitais sofridas e causas pelas empresas.

Fonte: Contábeis.

Artigo por: Izabella Miranda.

#Trabalho


Postado na Castellar Assis para nossos clientes e interessados em contabilidade.

Comments


bottom of page